Espaço Perfume Arte + História em Perdizes

Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA)

O museu Espaço Perfume Arte + História - criado pelo grupo O Boticário em parceria com a Faculdade Santa Marcelina - traz a linha do tempo da perfumaria, desde 4000 a.C, quando os egípcios usavam ofereciam aos deuses o cheiro da queima de incensos e outros aromáticos, até os dias atuais, em que a indústria da perfumaria vive um "boom" de lançamentos com assinatura de celebridades.

A exposição tem como objetivo registrar 5 mil anos da história do perfume, curiosidades sobre sua produção e a relação com a moda. O Grupo investiu R$ 1,5 milhão – incluindo valores captados de patrocinadores e parceiros – para concluir o projeto permanente, aberto ao público de todas as idades, com entrada gratuita.

A exposição é dividida em vitrines que contam um pouco de cada uma dessas épocas e apresentam réplicas e objetos originais garimpados pela especialista em perfumes Renata Aschcar, autora do livro "Brasilessência - A cultura do perfume". Alguns são relíquias, como o frasco com pintura em pátina datado da época dos faraós; a coleção da casa de fragrâncias IFF que transforma em aroma os capítulos do livro "O Perfume - A história de um assassino", de Patrick Süskind; e o frasco em cristal Baccarat do clássico Miss Dior.

Além de contemplar os frascos através dos vidros do espaço, também é possível interagir com máquinas que borrifam aromas usados na classificação das famílias olfativas; entender qual o processo de produção de uma embalagem e sentir os aromas mais comuns em uma pirâmide olfativa - que divide os perfumes em três momentos: notas de saída, de corpo e de fundo.

Essa classificação olfativa pode ser bem visualizada em uma parede em que perfumes de várias épocas, marcas e gêneros são expostos de acordo com a família a que pertencem. Uma diversão à parte para os amantes da perfumaria que, fatalmente, se pegarão tentando lembrar os aromas de cada um daqueles frascos.

Espaço Perfume Arte + História - Perdizes
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110 - Bairro Perdizes - São Paulo - SP - 05006-020
(11) 2361-7728
Aberto de terça a domingo - Entrada gratuita




  Sobre o EncontraPerdizes
Fale com EncontraPerdizes
Anuncie no EncontraPerdizes
Cadastrar empresa no EncontraPerdizes (grátis)



Termos EncontraPerdizes | Privacidade EncontraPerdizes


Bandeira da cidade de São Paulo