História de Perdizes

História de PerdizesO Perdizes é um distrito da cidade de São Paulo, pertencente à subprefeitura da Lapa, na região oeste de São Paulo.



Como surgiu

Os primeiros registros do bairro datam de 1850, quando a região era ocupada por chácaras, algumas delas com criação de aves, como a Perdiz. Com o tempo a ave deu nome à localidade, que passou a se chamar ‘Campo das Perdizes’. A partir do final do século XIX, em 1897, entrou na planta oficial da cidade conhecida oficialmente como bairro de Perdizes.

Perdizes começa a aparecer na história da cidade a partir da última década do século XIX e entra na planta oficial da cidade em 1897. Em 1850, a região era uma grande chácara de Joaquim Alves, um vendedor de garapa, que criava perdizes no seu quintal ( o local é perto de onde hoje é o largo Padre Péricles).

Anos mais tarde a propriedade foi vendida e loteada. No entanto a expressão "quintal das perdizes" passou a denominar o bairro. A partir de 1905 o crescimento se instalou, e na década de 1940 o bairro se consolidou.

De toda a região oeste de São Paulo, Perdizes é o bairro mais populoso. É um dos bairros que mais atraem lançamentos imobiliários na zona oeste. São empreendimentos residenciais com unidades de três e quatro dormitórios, na maioria, e com bom padrão de acabamento. São destinados a um publico de classe média alta e alta.

Entre maio de 1997 e abril de 2003, por exemplo, foram lançados nessa região da capital catorze novos condomínios residenciais, num total de 862 apartamentos.

O público que escolhe Perdizes para morar é atraído pela localização privilegiada, próxima ao centro e à avenida Paulista. Por meio da marginal do rio Tietê, do elevado Costa e Silva (o Minhocão) e de avenidas como Sumaré, Pacaembu e Francisco Matarazzo é possível chegas às mais diversas regiões da cidade com facilidade.

As ruas arborizadas e a boa infra-estrutura de comércio e serviços também são fortes atrativos do bairro. Ruas como Cardoso de Almeida e Turiaçu concentram o comércio local, com lojas, farmácias, agências bancárias e supermercados.

Perdizes também está bem atendido na área da educação. Tem bons colégios privados e primeiro e segundo graus, como Pentágono, São Domingos, Santa Marcelina e Batista, além da Pontifica Universidade Católica (PUC).

Do ponto de vista de lazer, os maiores atrativos são o Teatro Tuca, a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Parque Fernando Costa (Água Branca), uma das áreas verdes mais importantes de São Paulo.

Bairros


O Perdizes está situado na Zona Oeste e abrange os bairros de:

• Campos da Escolástica
• Jardim Vera Cruz
• Sumaré
• Vila Anglo Brasileira
• Vila Pompéia


  Sobre o EncontraPerdizes
Fale com EncontraPerdizes
Anuncie no EncontraPerdizes
Cadastrar empresa no EncontraPerdizes (grátis)



Termos EncontraPerdizes | Privacidade EncontraPerdizes


Bandeira da cidade de São Paulo