Colégio São Domingos na Perdizes

Colégio São Domingos na Perdizes O Colégio São Domingos foi formado por um grupo de famílias que morava no bairro das Perdizes e nos bairros vizinhos, e que queria criar uma escola de orientação católica, que atendesse alunos de ambos os sexos, já que as escolas da região atendiam apenas meninos ou meninas. Essas famílias e algumas pessoas da Paróquia de São Domingos se uniram e organizaram a “Associação Cultural São Paulo”.

A PUC, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, adquiriu títulos patrimoniais e uniu-se à Associação Cultural São Paulo. Nessa ocasião, o casarão foi comprado para abrigar a escola. O casarão era de propriedade do desembargador Marcondes, que morava neste lugar com sua família.

O imóvel estava localizado à Rua Bartira, no 267, onde, dessa época até hoje, funciona o Colégio Quando o casarão virou escola, em 1960, havia muitas plantas e árvores neste lugar. A educação infantil, a portaria e o prédio novo não existiam e as salas de aula eram dentro do casarão.

O primeiro grupo de alunos que se matriculou na escola fazia parte do “ginásio”, eram 120 alunos que foram matriculados na 5ª ou 6ª séries e que naquela época chamavam de 1ª série ginasial. A ata da assembléia geral da constituição da Associação Cultural São Paulo, página 21, dizia:
“No dia 3 de março de 1960 chegam os 120 alunos que estavam matriculados nos cursos de 1ª série ginasial e curso de Admissão ao Ginásio.”

Nos anos que se seguiram, e de forma bastante rápida, a escola cresceu e outros cursos foram criados: o Primário (1961), que corresponde ao Ensino Fundamental I; o Magistério-Normal (1964), no qual as alunas aprendiam a ser professoras; e o Científico - Ensino Médio (1967).Em 1970, o Colégio São Domingos passaria a ser um “Centro de Demonstração”, “um modelo de escola” da PUC de São Paulo, oferecendo 11 anos de escolaridade (da Educação Infantil ao 2º Ciclo).

A extensão para 11 anos se realizou, mas não a relação de dependência com a PUC.Foi construído, em 1995, um prédio com nove salas de aula (o prédio novo). No mesmo período, o casarão foi todo reformado e pintado, e uma série de melhorias no espaço físico foi realizada: foram construídos novos banheiros, nova casa para a zeladoria, um novo pátio para a educação infantil, entre outras benfeitorias.

A escola passou por diversas mudanças desde a sua fundação até os dias de hoje. Elas aconteceram porque surgiram novas necessidades e o Colégio foi se modificando para atender a cada necessidade.Vale ressaltar que, ao longo dos anos, várias alterações ocorreram nessa história: hoje o Colégio São Domingos não segue nenhuma orientação religiosa e não apresenta nenhum vínculo pedagógico com a PUC.Podemos dizer que, cada um de nós, faz parte desta história que está sendo construída desde 1960.


Colégio São Domingos
Rua Monte Alegre, 1083 - Bairro: Perdizes



  Sobre o EncontraPerdizes
Fale com EncontraPerdizes
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Perdizes no Facebook siga o Encontra Perdizes no Twitter Encontra Perdizes no Google+


Termos EncontraPerdizes | Privacidade EncontraPerdizes